
The Future Enterprise: Hyperscale,
Hyperspeed and Hyperconnected
18 de Fevereiro, 2020 l Terça-feira 08:30 l Meeting Center
Bem-vindo ao IDC FutureScape 2020
The Future Enterprise: Hyperscale, Hyperspeed and Hyperconnected
Nos próximos 5 anos a digitalização da economia irá acelerar e ganhar escala como nunca antes visto. O ritmo da inovação e das operações suportadas por tecnologias digitais disruptivas acelerará 10 vezes ou mais. Essa escala e velocidade crescentes de inovação e operação serão alimentadas por modelos operacionais hiperconectados, criando novos modelos de negócio e valor através de grandes plataformas e comunidades digitais baseadas em APIs e AI.
Participar na Conferência IDC FutureScape 2020, vai permitir perceber de que forma as empresas se organizam para reinventar os seus departamentos de TI e descobrir como adquirem as capacidades necessárias para se ligarem – e competirem – num mercado sujeito a inovação constante.
Esta conferência surge direcionada para diretores-gerais, chief executive officers (CEO), chief information officers (CIO), chief information security officers (CISO), CxO, gestores BU, diretores de TI e outros influenciadores de negócio.
O que é o Future of Enterprise?
A Empresa do Futuro (FE, na sigla em inglês) é a visão da IDC relativamente à forma como as empresas se organizam e investem com o intuito de tomar parte em mercados cada vez mais centrados no digital.

É totalmente impulsionada por uma força de trabalho altamente qualificada e focada no cliente, que abraça o risco ao mesmo tempo que procura inovar continuamente. A tecnologia e os dados são a sua força vital, alimentando operações cada vez mais eficientes, novos fluxos de receita e maior fidelização de clientes.
A empresa adota uma abordagem “de fora para dentro”, alavancando o seu ecossistema de stakeholders (ou seja, clientes, parceiros, força de trabalho, comunidade) para fazer evoluir de forma dinâmica as suas ofertas e o seu modelo de negócios.
A Empresa do Futuro consegue escalar e inovar a um ritmo muito superior ao das empresas mais tradicionais.
Oradores

Filipe Morla
Alexandra Reis
Alexandra Reis, licenciatura em Engenharia Electrónica e Executive MBA pelo IESE-AESE Business School.
Desde 2017, é Chief Procurement Officer & Head of Real Estate da TAP Air Portugal, com a responsabilidade sobre todas as aquisições do Grupo e da gestão do património imobiliário da empresa.
Anteriormente foi Diretora de Compras da Netjets para a Europa, e entre 2010 e 2015 foi Diretora de Compras para o Grupo REN, função que assumiu com a responsabilidade de criar a área de compras e transformar todas as aquisições do Grupo.
Foi colaboradora do grupo PT entre 2002 e 2010, tendo integrado a equipa que centralizou todas as aquisições da PT e sido responsável pelas Compras de Telecomunicações da VIVO, principal operador móvel do Brasil, em parceria com a Telefonica, e posteriormente, responsável pela área de estratégia e desenvolvimento de negócio da PT Investimentos Internacionais, tendo desenvolvido vários projetos de Mergers & Acquisitions sobretudo para o mercado africano.
Iniciou a sua carreira na área de operações e vendas na Alcatel Portugal e Lucent Technologies.
António Gameiro Marques
O Contra-almirante António Gameiro Marques nasceu na Figueira da Foz a 4 de maio de 1959. Ingressou na Escola Naval em 1976 e concluiu a Licenciatura em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, em 1981. Após prestar serviço em vários navios da Armada, frequentou a especialização em Comunicações na Marinha e concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA.
Depois de frequentar o Senior Course no Colégio de Defesa da NATO em Roma, de 2004 a 2007 foi o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no Quartel-General da NATO em Bruxelas, onde foi também o representante permanente de Portugal no NATO Consultation Command and Control Board.
Foi promovido ao posto de Contra-Almirante a 27 de novembro de 2008, e de Janeiro de 2009 a junho de 2013 foi o Chief Information Officer (CIO) da Marinha.
De 1 de Julho de 2013 a 31 de Agosto de 2016 exerceu as funções de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional e o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.
Entre Novembro de 2013 e Abril de 2014, frequentou o 39º Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE – Escola de Direção e Negócios.
Desde 1 de Setembro de 2016 exerce o cargo de Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança. O Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se na estrutura do GNS.
Ao longo da sua carreira lecionou unidades curriculares relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação e tem proferido diversas comunicações em várias conferências alusivas aos temas da Gestão Estratégica, da Governação das Tecnologias da Informação, do Conhecimento Situacional Marítimo e da Segurança da Informação no ciberespaço e publicado diversos artigos sobre os mesmos temas.
António Maia
Licenciado em Engenharia Informática, pelo Faculdade de Engenharia do Porto, António Maia tem também duas Pós-Graduação em Gestão, pela Universidade Nova e Catolica de Lisboa, uma especialização em Design Thinking e um curso de Empreendorismo no MIT. Atualmente est+a a fazer um MBA no LisbonMBA.
Como Business Transformation & Adoption Director na área de Workplace da Claranet, António tem como foco a re-imaginação do Workplace promovendo o design, automação e adoção de melhores experiências do utilizador, com ganhos significativos de produtividade.
Com mais de 10 anos de experiência no sector das tecnologias de informação, já desempenhou funções de Gestão de Produto, Desenvolvimento de Negócio, Liderança de Oferta Cloud e Direção de Serviços, tendo uma visão clara sobre os desafios das grandes, médias e pequenas empresas.
António Reis Silva
Mr. Pedro Santos, Lic. Degree in Electrical and Computer Engineering with specialization in Telecommunications, held in Faculdade Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. He has 20 years of experience in the telecommunications and networking industry. He has worked in several roles within areas of QoS and Radio Design since 1998. He was Head of Radio in Vodafone Portugal between 2014-2019 with the responsibility to plan, design and optimize all the 2G, 3G, 4G, 5G, NB-IoT Access Networks. He is currently Head of the 5G Programme, including the responsibility of coordinating the 5G HUB, which main driver is to explore the 5G capabilities by driving innovative use cases together with the Academia, Start-ups and Industry partners.
Benjamim Simões
During the past years I’ve developed a diversified career in Portugal and abroad, in areas such as Technology & Innovation, Business Transformation, Strategy Development and M&As. Now, I’m currently playing the role of COO and executive board member at Cofidis Branch in Portugal.
I believe that culture determines and defines strategy and, for this reason, my main mission is set on helping people, teams and organizations. By this I seek to amplify their potential, find their positioning, where they are, where they want to be to then allow them to conquer their goals.
In Cofidis our mindset is on “make your projects come truth”, therefore, each day my focus is to give to clients the best experiences, to partners the best business outcomes and to my teams the best adventure of their lives.
Outside the office, I’m passionate about the wonders of mentorship, to give room for talents to change the world. Communication is the key for success and I’m glad to have accomplished my fluency in Italian, French, English and of course Portuguese. I love to play with my kids (above all!), devouring Italian food and discovering all about the Oscars history.”
Bruno Horta Soares
With more than 20 years’ experience in Information and Technologies advisory services, Bruno Horta Soares is the Leading Executive Advisor at IDC Portugal for the areas of Digital Transformation, IT Governance and Management and Security. During his career he worked for some of the leading professional services global firms in Portugal and Africa, and since 2015 his mission at IDC Portugal is to advise and support Tech Buyers and Tech Vendors’ leaders in making decisions related with Information and Technologies, helping them creating value and trust in the Digital Economy.
In the academic context, he is visiting professor at several universities and business schools in Portugal and Angola, teaching about different governance and management of enterprise IT related topics. He’s also accredited trainer for COBIT 5/2019 Foundation.
He is the founding President of ISACA Lisbon, Portugal Chapter, member of the Portuguese Institute of Directors council, collaborator in several professional associations and keynote speaker at local and international conferences and seminars (in 2019 he received the ISACA Global Achievement John Kuyers Award for Best Speaker).
He has a degree in Management and Computer Science, a postgraduate degree in Project Management and the professional certifications CISA®, CGEIT®, CRISC ™, PMP® and LEGO® Serious Play®.
Cesar Pestana
President of ESPAP.IP – the public sector company responsible for the implementation and operation of the Shared Services Platform for the Portuguese Government in Financial Services and Accounting, Human Resources Management, Central Public Procurement, Data Center & Information Systems Services.
For the previous 9 years was Board Member at PT COMPRAS Negotiation Services SA. – the central procurement shared services company for PORTUGAL TELECOM (PT) group. Having led several areas including the Strategic Sourcing and Negotiation of the PT in all major purchasing categories, namely, Telecommunication Systems, Information Systems, Terminal Equipment, Home Equipment networking, Corporate Solutions for Business Customers. It was also in charge of the Process, Quality & Continuous Improvement and International Sourcing.
In PORTUGAL TELECOM since 2000, previously had several responsibilities in the Information Systems area in the Wireline Business Unit – PT COMUNICAÇÕES and in the Negotiation and Procurement area in the Media Business Unit – PT MULTIMEDIA.
Started his career as a Management Consultant at PricewaterhouseCoopers Consulting from Assistant Consultant to Manager. And after that joined Deloitte Consulting in Portugal as a Manager.
Has a Business Degree in Management (1993) and Master´s in Management and Industrial Strategy (1996) by ISEG – UTL – Lisbon University. Attended several training courses in the area of Leadership and Management, Negotiation and Information Systems among which the “Telecommunications Strategy & Marketing” at INSEAD, the “Program on Negotiation” at Harvard Law School and the “Business Dynamics” of MIT – Sloan Management School.
Is currently a guest lecturer at Porto Business School, University of Porto, in the following areas: Purchasing Management on the Executive MBA and on the Purchasing Management Post-Graduate; Sourcing on the Project Management Post-Graduate; Information Systems on the Purchasing Management Course.
Cristina Maia
Cristina Maia, formada em International Management em Heidelberg, Alemanha, iniciou a sua carreira profissional na Mercedes Benz como Trainee no Departamento de Marketing, na Alemanha.
Prosseguiu a sua carreira em na Alemanha, na organização SAP, onde ocupou a função de Marketing and Communications Manager.
Em 2005 decidiu mudar-se para Portugal, onde aceitou o desafio da MediaMarktSaturn Retail Group e desempenhou funções como Marketing Manager. Em 2011, com a iberização, manteve o mesmo cargo, mas a exercer em Barcelona.
Em 2013 regressa a Lisboa e integra a TIMWE como Marketing & Sales Manager.
Integrou em 2015, o grupo Mosqueteiros, como Head of E-commerce do Intermarché e mais tarde evoluiu internamente para Head of Digital, E-Commerce & CRM.
Em 2017 aceitou o desafio de integrar a equipa IKEA como Country Web & Digital Manager e mais tarde Country Customer & Consumer Engagement Manager.
Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Marketing da Makro Portugal.
Cristina Vaz Tomé
Desde Março de 2019 é membro da Comissão Executiva do Grupo Impresa e da Administração da SIC e Impresa Publishing (Expresso).
De fevereiro de 2015 a junho de 2018 foi administradora da RTP com os pelouros financeiro, recursos humanos, compras, engenharia e sistemas, área jurídica, centros regionais dos Açores e Madeira,
Em 2 dezembro de 2014 integrou o Conselho Diretivo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) do PT2020.
De junho de 2012 a agosto de 2014 foi Vice-Presidente do Instituto de Investigação Científica Tropical, na tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Foi durante 14 anos, a consultora na KPMG, onde como consultora sénior onde teve como principais responsabilidades o desenvolvimento dos serviços de Climate Change and Sustainability e coordenação e desenvolvimento de projetos em diferentes áreas para diversas indústrias.
Iniciou a sua carreira na Indústria Automóvel na AutoEuropa, onde esteve 6 anos.
É professora convidada de Ética e Responsabilidade Social na Universidade Católica desde de 2010 e membro da Direção da ACEGE.
Licenciada em Engenharia de Gestão Industrial , na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e MBA pela Universidade Católica Portuguesa (1999).
Eduardo Correia de Matos
Over the last 16 years, played various roles in the Customer relationship (in front-office and back-office, technical and non-technical areas, sales and retention) for several industries as well as in connected activities and support tasks related to i) large team management and outsourcing contracts, ii) operations development and optimization, iii) systems transformation project and creation of application to support the company activity, iv) sales activity development (outsourcing global solutions) and v) leading continuous improvement projects in Portugal and other countries (especially in Brazil but also in portuguese speaking Africa countries).
In 2000, co-founder of Netsonda, market research company operating in technological platforms, currently as shareholder and non-executive member of the management team.
Also co-owner at Van der Waal, an innovative surfgrip that is chancing the way we surf.
Fatima Santos
ICT professional with international experience, strong strategic leadership and an extensive background on built up and managing complex infrastructure’s to support enterprises’ services, public policies and digital transformation on public administration. With more than 15 years of experience in the Public Administration background and + seven years of manager knowledge. Goals driven manager with strategic vision, business and leadership skills, which strongly believes in teamwork and empowerment to build effective and sustainable organizations. An innovator and results driven.
I have particular expertise in:
– Delivering turnarounds, improving performance and adapting best practice to the process, technology and human capital challenges of local conditions;
– Overhaul and implementing complexed management procedures, in areas such as infrastructures, communications and operations setting and operations control, negotiation with suppliers, in order to reduce costs, improve the information flow, increasing efficiency in the whole organization;
– Hiring, training, motivating and coaching staff.
Skills and Experiences: Leadership; Strategy; Budget Setting; Project Management; Java, Unix, Windows; Information Security; Life Ray; Exchange; SQL Server; Oracle DB; Voice, Data and presence Commutation’s infrastructure; Infrastructures Architecture’s; Cloud Services; Datacenters; Operations; Business Continuity; Identity Manager; ISO 20000; ISO 27001; CRM; SAP; Portals Management; KPIs; People Management; Team Leadership; Creative Problem Solving.
Filipe Morla
After 17 years with Mota-Engil, I can definitely state that adding value to an international construction group through its shared services is quite a challenge.
Seizing the opportunity to do so in an exponential context (yes, I’m talking about digital transformation!) is my day-to-day focus, working with business and back-office teams in delivering our DX strategy
Francisco Nuno Rocha-Gonçalves
Francisco Nuno Rocha Gonçalves is a professional economist and manager who has specialized in the healthcare industries. Has had experience with both providers of care, and suppliers of drugs and IT, as well as with academic/research institutions and projects.
In addition to a sound academic training and meaningful previous work experience, today at Luz Saúde, he is committed with the organization, developing its strategic potential and pushing for relevant outcomes for all stakeholders.
Gabriel Coimbra
With more than 20 years of experience in ICT, Gabriel Coimbra is IDC’s Group Vice President and Country Manager for Portugal. IDC is the premier global provider of market intelligence, advisory services, and events for the information technology, telecommunications and consumer technology markets.
In addition to his management duties, Gabriel Coimbra is personally involved in planning and coordinating IDC’s market intelligence and advisory services in Portugal. Gabriel oversees research projects to ensure that IDC’s quality standards are always met, and he also contributes to IDC’s consulting and advisory projects in Portugal. At EMEA level Gabriel is developing new consulting and advisory practices at IDC.
Gabriel’s opinions are frequently quoted in trade publications, such as Expresso, Diário Económico, Revista Exame, and Jornal de Negócios. He is also frequently invited to present at key events about Digital Transformation, and Information and Communication Technology in Portugal, Angola, Mozambique, Brasil, and Spain.
Gabriel also engages with academia and cooperates with the postgraduate programmes in Information Systems and Digital Transformation of the most influential universities in Portugal, such as Católica Lisbon School of Business & Economics, NOVA Information Management School, ISEG and Porto Business School.
Gabriel Coimbra has a master’s degree in Statistics and Information Management from NOVA Information Management School, and a postgraduate degree in Advanced Management from the Católica Lisbon School of Business & Economics.
Gilda Granja Luis
Formação nas áreas de Marketing e Gestão e mais de 10 anos de experiência em Marketing e Brand Management, Fidelização de Clientes, Relações com os Media, Comunicação Interna e Produção de Conteúdos, nos sectores do Transporte Aéreo e Hotelaria em Portugal, em empresas com expressão Internacional.
Hugo Gonçalves
Entusiasta digital e um challenger, com um grande foco no Cliente, passou pela Microsoft Portugal onde o principal objetivo era capacitar as equipas de vendas e marketing dos Parceiros em Portugal.
Em 2014, entrou na Bizdirect para integrar o projeto do Digital Competence Center em Viseu, e ao longo dos últimos anos tem acompanhado os Clientes a acelerar os seus negócios através da adoção das melhores soluções de Customer Intelligence.
Inês de Castro
Inspired by People.
Attract Talent and Creativity, promote personal and professional development, encourage learning and knowledge-sharing that’s my job!
Graduated in Social and Organizational Psychology at ISPA, Inês has over 16 years of experience in HR area.
Her professional career began in the consulting business at Select Vedior group, helping other companies to find the best human resources. Then, she evolved into outsourcing management, having the responsibility of managing numerous teams in different sectors such as telecom, banking, insurance, retail, etc…
In 2010, she is challenged to join Siemens for a very interesting project – open Siemen’s first governance financial center for European countries– as the HR BP of this project, she had to support the business area throughout the process of attracting and recruiting international profiles, building and organizing teams and ensure culture adaptation.
In 2013 she joined Sonae Group, as HR Responsible for Worten Portugal and currently being responsible for the Iberian Talent Development.
Over the years at Sonae, Inês has participated in high impact projects such as incorporation of supply chain area, creation of the national repair center, store partnership in Angola, teams iberization, etc…
Inês is passionate about joining technology with people management and she strongly believes that a strong team is the one that is encouraged to think creatively taking risks.
Isabel Ucha
Isabel Rute Ucha da Silva é Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon, a empresa que gere a Bolsa de Valores em Portugal, e é também Presidente da Interbolsa, a Central de Valores Mobiliários em Portugal. Exerce ainda o cargo de Administradora da Euronext N.V., um grupo multinacional que integra várias bolsas europeias. Isabel Rute Ucha da Silva é licenciada em Economia pela Universidade Católica, detém um mestrado em Economia pela Universidade Nova, e um Master Degree in Finance pela London Business School. A nível profissional, e entre outras atividades, exerceu o cargo de Assessora para os Assuntos Económicos do Primeiro Ministro durante 4 anos, dirigiu o Núcleo de Emissões e Mercados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, desempenhou funções na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e foi sócia executiva de uma empresa de consultadoria durante cerca de 7 anos. Simultaneamente, tem acumulado funções docentes na Universidade Católica lecionando vários programas de economia e finanças (Economics, Corporate Finance, Economics of Finance, Economics of Regulation, European Economics, Portuguese Economy, Corporate Governance).
João Cunha
João Simões Cunha is a Senior Sales Manager of Axians Portugal currently focused on the Industry and Services markets. João leads the Industry and Services Sales Unit, and with him, this Team address the significant transformation projects and challenges of this markets. he is a strong believer of the power of motivated and well-prepared people and of the social long reach impact of a company.
Coming from the experience of the Communication Sciences Course at Universidade Lusófona, João has 20 years of activity in the information technology sector and as always considered communication as key factor in the success of long-term relationships between people and organizations.
The 20 years of experience in the sector, as well as the passage through System Integrators, Telecommunications Operators and ICT Manufacturers, allows a global view on the ecosystem of the digital transformation underway.
João is a father delighted by his three beautiful daughters.
João Dias
As the Chief Digital Officer of Novo Banco I am the orchestrator of the Digital Transformation of the bank. This means that I am working with my colleagues, across the bank, to transform the way we serve our customers and the way we work for the digital world. I was previously a Partner in Digital McKinsey in Cologne and a leader of our Digital Services practice. Throughout my career, I’ve focused on transforming businesses, operations and technology in financial institutions across Europe.
João Pais
I live at the digital intersection of strategy, technology, creativity and data.
More than 20 years experience in Business Development, Consultant and Sales Team player with a large international experience in several multinational companies: GE Information Services, GE Capital ITS, Tracy International and Gartner.
Information Technology knowledge in the following areas:
ERP’s
Supply Chain Management
Business Intelligence
CRM
Outsourcing
Program Management
Security
Portals
Software as a Service
IT Cost Cutting
IT Strategy
IT Governance
Gamification
Enterprise Architecture
Business Process Improvement
Industry Sector knowledge in the following industries:
Banking
Insurance
Retail
Government
João Pimenta
Licenciatura e Mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Curso Geral de Gestão na Universidade Nova de Lisboa, pós graduações no MIT e Insead
Director de Operações da Dan Cake
Director Global Business Processes da Sonae Indústria
Director de Operações da Sugalidal
Director de Operações da Triunfo Produtos Alimentares
Jorge Alcobia
Jorge Alcobia iniciou a sua carreira na Mazards Lisboa, em 1989. Foi consultor e gestor sénior na Andersen Consulting, entre 1994 e 2000. De 2001 a 2007, foi sócio da Accenture, onde trabalhou no grupo operacional de serviços financeiros.
De 2007 a 2013, Jorge Alcobia foi sócio da Roland Berger Strategy Consultants, onde trabalhou no grupo de serviços financeiros (Portugal, Espanha, Brasil e Angola), tendo ainda sido responsável pela vertente operacional dos escritórios em Portugal e Espanha.
Em 2013 assumiu a liderança da Multicert como Chief Executive Officer, tendo abraçado o desafio de posicionar a Multicert como uma referência nacional e internacional, capaz de responder aos diferentes desafios da segurança digital.
Jorge Baião
C-level executive and Board Advisor with a 25+ year track record of high-level impact both entrepreneurial and mature companies who balances IT Strategy and Transformation with strong Business acumen. Currently working in Financial Industry, he also led M&A and Restructuring & Turnarounds programs in Tier 1 advisory firms. Experienced assistant teacher with a demonstrated history of 10 years working in the Higher Education industry.
José Mourarias
José Mourarias é atualmente Administrador da Arquiconsult e Docente convidado na NOVA IMS é licenciado em Eng.ª de Sistemas Decisionais e tem pós-graduações pela Universidade Católica; Gestão, Empreendedorismo e Gestão da Inovação. Conta com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão e na Indústria de Tecnologias de Informação em particular nas soluções de ERP, CRM e BI.
Lorenzo Veronesi
Lorenzo Veronesi is a Research Manager for IDC Manufacturing Insights EMEA.
In this role, Veronesi supports all the IDC MI research services for EMEA, by analyzing IT opportunities in multiple manufacturing industry sub-verticals, by writing quarterly industry updates and standardized reports based on annual surveys on manufacturing end-users. He is also often involved in consulting projects in EMEA for end-users, IT vendors and public authorities. Veronesi also actively contributes to the Worldwide Operations Technology research services and related consulting activities.
His research focus spans across key processes such as supply chain management, product lifecycle management and manufacturing operations management in multiple manufacturing verticals, including among others automotive, aerospace, machinery, high-tech, chemicals, CPG, and fashion.
Veronesi also handles the IT spending forecast models and IDC Manufacturing Insights’ Global Production Index data.
Before joining IDC, Veronesi worked as analyst in multiple projects including research in the industrial logistics sector and as advisor for public authorities in Italy.
Veronesi holds an MSc Degree in Regional Science at the London School of Economics and Political Science and has graduated cum laude at the Bocconi University in Milan.
Luis Gonçalves
Com uma carreira de 15 anos em Business Intelligence, Luís Gonçalves integrou a equipa Noesis em 2012. Atualmente é o Associate Director responsável pela unidade de Data Analytics & AI, com uma equipa de mais de 40 consultores e data scientists
Madalena Tomé
Madalena Cascais Tomé é Presidente da Comissão Executiva da SIBS desde o final de abril de 2015.
Anteriormente desempenhou funções como Diretora de Operações Comerciais da Portugal Telecom. Na Portugal Telecom foi, também, Diretora de Canais Remotos, Online e Novos Canais para o segmento PME.
Antes de integrar a PT, assumiu as funções de Chefe de Projeto da McKinsey & Company, com enfoque nas indústrias de Banca, Seguros, Telecom e Distribuição, sendo ainda consultora de referência a nível europeu para Retail Banking e Marketing Estratégico.
Madalena Cascais Tomé é licenciada em Matemática Aplicada pelo ISEG, tem uma Pós-graduação em Estudos de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa e ainda a certificação IDP-C (International Directors Program) pelo INSEAD.
No final de 2019 foi distinguida nos “Portugal Digital Awards” como “Best Digital Leader”. Sob a sua égide, a SIBS foi distinguida pelos IRG Awards, promovidos pela consultora Deloitte, como o “Melhor Projeto de Transformação Digital 2019”, pela sua abrangência e resultados alcançados tornando a SIBS numa empresa mais moderna, inovadora e ágil, nos processos e na sua infraestrutura tecnológica.
Manuel Domingues
Director, responsável pela Direção de Gestão e Exploração de Infraestruturas de IT do NOVO BANCO.
Experiência profissional superior a 25 anos nas áreas de Sistemas de Informação e Telecomunicações.
Formação Académica em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações com Pós-graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros e Pós-graduação em Gestão para Executivos (PAGE).
Marc Dowd
Marc Dowd is the principal for IDC’s European client advisory practice. Dowd has over 25 years of experience working with the leaders of corporate IT across a wide range of industries. This includes 9 years as principal for EMEA advising CIOs of large international companies and government bodies for Forrester Research. Recently he has been focusing on Digital Transformation (DX) and the use of emerging technology such as AI, IoT and blockchain to develop new business models and business capabilities. His experience enables him to provide CIOs and strategic business planners within organisations who use technology, with market and customer insight, analysis, tactical advice, forecasting and technology trend intelligence to senior management teams at local, regional and worldwide levels.
Dowd is leveraging his knowledge of emerging technology and significant experience of boosting company success through innovation and technology alignment to support technology leaders move to new and accelerated DX driven business models. This includes experience gained from industry-specific service and solution development to broader support for technology and innovation implementation and optimisation via personal advisory to individual leaders, workshops and moderating executive events.
Dowd holds an MSc in Ergonomics specialising in human/technology interaction and has lived and worked across Europe.
Marco Nigris
With Portugal Fintech we are building the biggest Fintech, Regtech, Insurtech and Cybersecurity Hub in Portugal. The Fintech House is the must-go place for Fintech in Portugal.
I’m also an entrepreneur that created a mobile app used by sailors to improve their performance and connect to a worldwide sailing community.
I am a business-oriented Telecommunications engineer with passion for innovation, digital transformation and process optimization. Worked as a team leader in worldwide operators like Vodafone and Nokia and as Business Developer for a Battery Company becoming a NASA provider in Argentina.
In the past I have co-founded an agrotech company for precision agriculture in Argentina.
Marta Leite Castro
Começou a sua experiência há 19 anos, quando ainda estudava Direito, como Jornalista Multimédia, na NTV, um canal de cabo da RTP, o atual RTP notícias. Aqui exercia as funções de jornalista, operadora de imagem e editor de video.
Dois anos depois, passou a Repórter nacional e internacional da RTP e nos seguintes como Apresentadora de Programas de televisão de grande audiência, tendo inclusivé, publicado um livro com as melhores entrevistas “ As Conversas da Marta”.
Acrescentou há cinco anos, a toda esta experiência uma licenciatura em Comunicação Empresarial para fazer a mudança dentro da televisão para conteúdos empresariais.
Enquanto estava a estudar criou o Network Negócios, que ainda hoje apresenta e trabalha os
conteúdos e onde já passaram mais de 400 empresas portuguesas de sucesso a nível nacional e internacional.
No decorrer desse caminho, amplificou para o digital, fundando o N360, uma plataforma digital de Business Stories, com o lema “If you have a business, you have a story. Let me tell your story!”
Tem-se especializado em Moderadora de debates nas mais diversas áreas e como Hostess de eventos corporativos. E ainda somando a cobertura de eventos em vídeo.
Miguel Jacinto
CISO no EuroBic desde 2015 e DPO desde 2016 é responsável pela área de Segurança da Informação que abrange as áreas de Cibersegurança, ICT Risk Management e Privacidade. É Licenciado em Contabilidade e Administração de Instituições Financeiras, Pós-graduado pela Universidade Autónoma em Gestão e Direção de Segurança e Pós-graduado pela Universidade Europeia em Cibersegurança. Passou por diversas áreas funcionais ao longo dos últimos 28 anos no Setor Bancário. Tem ainda diversas especializações técnicas nas suas áreas de responsabilidade nomeadamente ISO27001 Lead Implementer, ISO27005 Risk Manager, ICT Level 3 and GDPR Course By Deloitte University Belgium. Está a concluir a certificação CISM da ISACA.
Miguel Moreira
Consultor da Nova SBE, no desenho de Formação Digital de Executive Education, fundador da IAM e parceiro da Bridge LK, promotora de diversos projetos de investigação e conceção de novos modelos de formação digital e Ed-Tech. Recentemente foi responsável pelo desenvolvimento da Digital Academy da APDC e pelo desenho de programas formativos da Singularity University Portugal.
Recentemente. Anteriormente foi foi responsável pelas Alianças Globais da WeDo Consulting, e CEO da PT PRO, PT Sistemas de Informação e PT Cloud e Data Centers e consultor da PwC e Andersen Consulting (atualmente Accenture).
Miguel Sousa
Miguel Enes de Sousa is currently in charge of digital transformation at Super Bock Group, working with broad multidisciplinary teams across the company.
The ultimate goal of the transformation program is growing with our customers using digital as a strong accelerator for that. He has responsibilities of the core IT redesign, change management and customer experience initiatives.
He is a value driven manager, focused in the intersection of Technology, Innovation and Business Strategy. Experienced in leading digital strategy and execution in consumer products sector, in complex environments.
He is graduated in Management & Industrial Engineering at Universidade do Porto, holds an executive MBA from University of St.Gallen and a TGM from INSEAD.
Nuno Fórneas
Nuno Fórneas é Engenheiro Eletrotécnico e de Computadores do IST, com um MBA pelo ISEG. No seu percurso académico destaca-se a formação em Design Thinking em Stanford, “Leading the Professional Services Firm” em Harvard e “Strategic Management in Banking” pelo INSEAD.
O percurso profissional iniciou-se na banca, primeiro no Banco de Portugal, e posteriormente no MillenniumBCP, onde desempenhou diversas funções ao longo dos sete anos que esteve naquela instituição.
Seguiram-se 22 anos em consultoria em tecnologias de informação para o sector financeiro, onde o principal destaque são os 18 anos de colaboração na Novabase e os dois últimos na Glintt, onde exerceu funções como membro das respetivas comissões executivas destas duas empresas cotadas.
Em Janeiro 2019 regressa à Banca tendo assumido o papel de CIO/COO no Banco CTT.
Nuno Matos
Diretor de Digital, Transformação e Inovação, Nuno Matos integrou os CTT em 2015, na área de Estratégia e Desenvolvimento, onde foi responsável pela equipa de projetos internos estratégicos, orientados para a criação de valor da Empresa. Foi Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócio de 2017 a 2019, tendo acumulado no final de 2019 as funções de gestão do canal digital e do programa de transformação da empresa. Tem desenvolvido projetos relacionados com a digitalização e modernização dos CTT, sendo ainda responsável pelo programa de interação com o ecossistema de startups desenvolvido pela Empresa.
Nuno Matos iniciou a sua carreira como professor assistente na Católica – Lisbon School of Business and Economics e consultor no Centro de Estudos Aplicados desta instituição. Fez parte das Direções de Gestão de Inovação e de Desenvolvimento e Liderança da ex-Portugal Telecom e da unidade de Cloud Business, PT Cloud e Data Centers, onde foi responsável pelas equipas de Market Intelligence e Promoção e Posicionamento Cloud.
Nuno Matos é Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Instituto Superior Técnico e em Business Administration pela Católica – Lisbon School of Business and Economics.
Nuno Santos
Senior Sales Manager com a responsabilidade pelo mercado do Setor Público e Telecomunicações na Oracle Portugal.
Tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologias de Informação e é Professor convidado no Instituto Piaget, nas áreas de Sistemas de Informação e Direção de Vendas.
Ornella Urso
Ornella Urso is a research analyst for IDC Retail Insights Europe. She contributes to the Worldwide Customer Experience and Commerce strategies program and to European retail Dx research. Her research activity focuses on retail customer experience personalization, retail commerce platforms and European retail Dx strategies across segments and countries.
BACKGROUND
Prior to joining IDC, Urso worked at the University of Siena as a research analyst. She has more than 5 years’ experience in various research fields, developing qualitative and quantitative research methods, primary research expertise and delivering clients’ workshops. Urso has been involved in European research projects commissioned by European agencies such as EASO (European Asylum Support Office), and developed in collaboration with international teams. She delivered several presentations at international conferences and seminars while contributing to research dissemination.
Her passion for consumer trends and digital technologies to deliver better customer experiences makes her a great addition to the team.
EDUCATION/INDUSTRY ACCOMPLISHMENTS
Urso has a PhD in political science from the Scuola Normale Superiore — the Institute of Humanities and Social Sciences in Florence, an MA in global politics and Euro-Mediterranean relations (from the University of Catania), and a BA in politics and international relations (also from the University of Catania).
Patricia Rebelo
Patrícia is currently in charge of continuous improvement, business process management, Data Hub, core IT and digital transformation for the Portuguese conventional generation arm of EDP, a multinational utility based in Portugal. Previously at EDP, she was the Project Leader for a major organizational transformation program and has held positions in Strategic Planning, Organizational Development and HR. Patrícia started her career as an Assistant Auditor. She has an undergraduate degree from Nova School of Business Economics and an MBA from the University of Oxford.
Paulo Gaspar
Paulo is passionate about IT and Marketing trends. Inspired by IT Digital Transformation in complex environments, he also carries out the digital transformation of one of the largest Iberian companies in the agro-food sector, Lusiaves Group. Founder of the portuguese awarded advertising agency, Funnyhow, he worked at Hoxton Ventures, where he invested his knowhow in startups. He also created Casper Ventures, a private fund that focuses mainly on four investment areas: Future of Food, Future of Business, Future of Health and Entertainment.
Graduated in Management at the Universidade Nova de Lisboa in 2010, Paulo Gaspar holds a master’s degree in Entrepreneurship at the European Business School of London and, in 2014, he moved to Silicon Valley – California, where he attended Exponential Technologies & Global grand challenges by Singularity University.
Specialties: IT Strategy, Budget and Team Management, Investments Strategies, Marketing & Innovation Trends;
Paulo Mateus Pinto
Paulo Mateus Pinto, licenciado em Economia com especialização em Gestão, mas consideras um marketeer.
É CEO da La Redoute Portugal desde finais de 2007 onde desenvolveu um dos primeiros processos de transformação digital ocorridos em Portugal. De 2012 a 2018 foi igualmente CEO Espanha.
Antes disso liderou diversas missões nas áreas do desenvolvimento de marcas, nas áreas do “mail order”, em diversos países pela Europa (Espanha ; Suíça ; Alemanha ; UK … ).
Foi vice-presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital de 2012 a 2019.
Fundador da Startup Leiria.
Presentemente é membro da direção da NERLEI – Nucleo empresarial da região de Leiria. Presidente da D Dinis Leiria Business School. Conselheiro do comercio externo de França junto da embaixada de França. Conferencista nas áreas do marketing digital nomeadamente Executivo Convidado da Nova SBE.
Paulo Moniz
Com uma experiência de cerca de 20 anos no mundo das tecnologias de informação, iniciou a carreira como administrador de sistemas na EDP Distribuição, tendo posteriormente transitado para a EDINFOR onde participou em diversos projetos internacionais de desenvolvimento de soluções como analista, programador e formador. Mais tarde assumiu funções de gestão de projeto tendo abraçado a área de Segurança em 2008, quando assumiu a liderança da Security Practice na Logica Iberia. Atualmente, desde 2010, é diretor pela área de Segurança da Informação e Risco IT no Grupo EDP.
Concluiu em 1995 a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico tendo mais tarde concluído uma Pós Graduação em Sistemas de Informação (POSI) na mesma instituição. Possui também um MSc em Information Security pela Universidade de Carnegie Mellon e um Mestrado em Segurança Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa”. Posteriormente concluiu com sucesso o Executive MBA da AESE.
Paulo Nunes
Com mais de vinte e dois anos de experiência em Tecnologias de Informação, e mais de dezanove anos em Gestão de TI, desenvolveu a sua atividade profissional nos últimos quatro anos como Chief Information Officer da EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa,depois de ter sido CIO nas Clínicas Vital Dent (Grupo Medinfotec), e depois de doze anos no sector Financeiro e Automóvel respetivamente na GE Money e no Interbanco.
Em 2017 recebeu o prémio de CIO of The Year, tendo sido um dos 20 finalistas a nível europeu pela transformação digital da EMEL e pela implementação da APP de estacionamento ePark.
Fui também vencedor em 2017 do prémio Portugal Digital Awards, pela conceção e implementação da Plataforma de Mobilidade EMEL associada à APP de pagamento de estacionamento ePark.
Pedro Enes
Responsible for the Technological Architecture area (infrastructures), holds position on the IT regulator department of EDP Holding that operates, control and manage the Outsourcing Services of the different IT providers.
Specialties: Outsourcing services and contracts
Managed Services
Solutions Architect
Server Architect
Systems infraestruture design
Enterprise Application Integration
Pedro Machado
Licenciado em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem desenvolvido a sua carreira na NOS sempre ligada a temas de inovação e estratégia empresarial. Apaixonado pelos impactos que a tecnologia pode trazer à sociedade e às empresas, atualmente é responsável pela área de Inovação Corporate, liderando projetos de transformação tecnológica das empresas nacionais assentes em 5G&IOT.
Pedro Monteiro
Com 15 anos de experiência nas áreas de consultoria e tecnologias de informação, Pedro Monteiro foi recentemente nomeado Managing Director Deputy da Konica Minolta Portugal. Formado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa e Kellogg School of Management, tem na sua carreira profissional a passagem pela Accenture como consultor e a Altran onde assumiu funções de liderança de equipas.
Pedro Silva
Pedro has a Degree in Information Technology and 20 years of experience in design, improvement and implementation of enterprise solutions for Banking and Insurance companies. He is currently Manager at Unipartner for Digital Transformation solutions and is involved in enterprise communities to design and build disruptive solutions in several domains such as Omnichannel, Customer Experience, Marketing Automation or Risk Intelligence. He leads innovation-oriented teams driving digital acceleration and high-value impact initiatives for enterprises
Pedro Vieira e Moreira
Pedro Vieira e Moreira is a MSc. Engineer with a executive management degree and with over 19 years of experience in delivering different solutions. Since 2009, he has been with Águas do Porto, the municipal water utility that manages the city’s full urban water cycle. He has also been, for the past 4 years, Assistant Professor in Project Management at ISEP Polytechnic of Porto School of Engineering, and also co-founder and chief strategist of a startup.
Pedro’s previous experience in roadworks brought added value to the Design and Construction Works Department of Águas do Porto, where he started off as project manager in the design and construction of infrastructures. In 2015, he was invited to take on the role of Director of the newly created IT & Innovation Department. He is responsible for the major IT revolution inside Águas do Porto, by transforming the way technology is provided for the workers and clients. He’s leading the transformation into a smart utility, using innovation as accelerator, and defines a change management direction that must be implemented across the organization, considering the multiple stakeholders involved and the effort that should be asked to the affected people and the processes that must be changed. He believes that technology solutions shall be used as means to achieve the digital strategy that, in its turn, shall embrace the broader business challenges and needs.
A disruption and change enthusiast, he likes to embrace projects that have impact in peoples’ lives to thrive humanity to next generations to come.
Pedro is a Senior Member of the Portuguese Order of the Engineer, the regulatory and licensing body for the engineer profession in Portugal and he is also a certified PMP by the PMI.
Ricardo Gonçalves
Responsável pelo Centro de Advanced Analytics da Fidelidade, onde se encontra a implementar um programa inovador e ambicioso de orientação da Seguradora às melhores práticas de Advanced Analytics existentes no mercado internacional.
Dispõe duma vasta experiência de mais de 20 anos em Analytics, tendo iniciado a sua carreia profissional na Dun & Bradstreet Portugal, passando vários anos no Grupo Portugal Telecom, onde assumiu variadas responsabilidade associadas sempre à área de Analytics.
É Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico.
Ricardo Henriques
Ricardo Henriques is Associate Director at EDP Comercial in Portugal. He is responsible for Business Enablement and Transformation programs of EDP Comercial with a team delivering projects related with Process Intelligence and Robotic Process Automation. He is a digital leader that is creating innovative ways of remaking business in the Energy Transition phase that we are assisting globally. He is the pioneer of projects like first RPA bot (2015), Process Mining (2017) or Chatbot+RPA (2019) and leader/booster of the global EDP Virtual Community for Robotics & Automation.
He was previously working for Hitachi Consulting as Senior Manager delivering transformation projects regarding IT. Over the year of his 20 year of experience he was working with different companies of many industries transformation the ways of doing business through technology. Recently he made also two Scrum Agile certifications: Product Owner and Agile Leadership.
Roberta Bigliani
Roberta Bigliani is vice president of IDC Energy Insights, IDC Financial Insights, IDC Government Insights, IDC Health Insights, IDC Manufacturing Insights, and IDC Retail Insights in Europe. In her role she offers strategic direction and advice to both vendors and end-user clients. She joined IDC in 2007 to create the European Energy business unit, and is now responsible for research-based advisory and consulting services across all industries. In 2017 she created the IDC Future of Work practice, for which she remains the executive sponsor for Europe. Her main areas of expertise include business and IT issues relevant to utilities and oil and gas companies, as well as digital transformation, the future of work, customer experience, and IT and operational technology integration. She is based in the IDC Italy office in Milan.
Rui Mendes da Costa
É diretor da área de Aprendizagem e Formação da Galp (Head of Learning & Training).
Assumiu anteriormente a gestão de distintas áreas, por exemplo nos domínios da estratégia, da comunicação, da responsabilidade social e do desenvolvimento de produtos e serviços, em contexto multinacional.
Colabora com a Galp desde setembro de 1998, tendo anteriormente realizado projetos de investigação numa parceria entre o Instituto Superior Técnico e o Instituto Português da Qualidade.
Adicionalmente, desenvolve atividade como executive e team coach, é docente universitário nos domínios da gestão de pessoas, com principal enfoque nas temáticas de desenvolvimento e aprendizagem, e faz parte do advisory board da RH Magazine, do board of diretors para Portugal da Organização Internacional de Diretores de Capital Humano (DCH) e é líder do comité de recursos humanos do ICF Portugal.
É orador/formador em diversos eventos e conferências.
Sergio Trindade
Throughout my professional career I have been developing technical and management roles in Information Technology area (programmer, project manager, services manager and technical director, country IT manager, Iberian IT manager and CIO IT Director). Over all these years I had the opportunity to work in an with different countries and different multinational and Public sector companies.
My professional experience crosses the four IT quadrants; Strategy, Service Delivery, Business Partnering and Innovation, while managing complex IT business related projects and medium and large IT organizations. Standout results in the areas of operational reorganization, design of visions and attainment of these, design and implementation of central systems, innovative ways of communication with stakeholders, business scorecard, business intelligence, automation, etc.
Possesses a leadership profile, with a great capacity for creative innovation and communication. Focused on the creation of competitive work and the effective management of resources, making the things happen. Ability to build a positive and cohesive working environment geared towards key objectives. Promoter of simplification and the increase of efficiency in the constant search for new ways of thinking and fresh challenges. Energized for IT Transformation processes in complex organizations.
Specialties: IT Strategy, International & Distributed Team Leader, Innovation Trends, Budget and Team Management, Business Value Creation, Productivity Solutions, Business Intelligence Analysis and Scorecard, Supplier Negotiation, Outsourcing Management, Mobility Strategies, Information Systems.
Knowledge in: IT Strategy, Performance Monitoring, OPEX/CAPEX, ITIL, COBIT, ISO27001, International Project Management, Process Reengineering, Development, Innovation, Microsoft Cloud, AWS Cloud, Google Cloud, SAP FI, SAP MM, SAP PS, SAP AM, BI Cognos, BI QlikView, SQL, Oracle, Cisco, Microsoft Engineering, Consumer goods Pharma.
Sérgio Viana
Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT, dedica-se a criar experiências digitais únicas, tirando o melhor partido da tecnologia. Já na faculdade, e durante o curso de Engenharia Informática e Computadores no Instituto Superior Técnico, procurava descobrir formas de resolver problemas através da tencologia. 13 anos depois, Sérgio Viana continua a concretizar o seu propósito, agora no meio empresarial, ajudando empresas de todo o mundo a moldarem e inovarem as suas experiências digitais, em cenários mobile e web, sempre com um foco na cloud.
Thomas Meyer
Thomas Meyer joined IDC in January 1999 and is currently responsible for managing IDC’s Research Division in Europe. This includes Practices focused on Digital Transformation, Cloud, Artificial Intelligence, IoT, Blockchain, Intelligent Process Automation and Accelerated Application Development as well as Core ICT (Software, Services, Infrastructure and Devices) and Industry-specific teams (Financial, Manufacturing, Energy, Retail, Healthcare, Government and Telco Insights)
Meyer frequently speaks at IDC, industry, customer and CIO events such as IDC’s EMEA CIO Summit Series, IDC’s Datacenter and Cloud Conferences and the Mobile Commerce Conference. He often contributes to articles in publications across Europe, including the Wall Street Journal, Die Zeit, Focus, Le Monde Informatique, and IT Week, and has also appeared on the BBC World Business Report and Breakfast Business Update.
Before joining IDC, Thomas Meyer worked as an IT media analyst. He holds degrees from the University of London in economics and German and an MA with a focus on European management concepts.
Tiago Gonçalves
Tiago Gonçalves is InnoWave’s Chief Executive officer and a member of the company’s board of directors. Tiago founded InnoWave in 2008 bringing more than 25 years of technology industry leadership and executive management to the company. Graduated in Eletronics Engineering and Computer systems by Instituto Superior Técnico, with an MBA in Universidade Nova de Lisboa and a postgraduate degree in Entrepreneurship and Innovation by Universidade Católica, Tiago is the reflection of our company best practices. Demonstrating an entrepreneurial spirit Tiago has an innate ability to quickly identify and implement valuable ideas, employing bold strategies that maximize organizational capabilities, operations, service offering and staff performance.
Tiago Sá
Tiago Sá is a Customer Engineer at Google Cloud in Portugal, responsible for developing and managing the technical with multiple strategic customers and partners across the country. His main job is to help these companies solve their business challenges using Google Cloud solutions.
Prior to joining the team in Portugal, Tiago lived and worked in London for several years performing a similar role and covering the local market.
Tiago started his career working for a global networking vendor, focused on networking, infrastructure and security solutions.
Outside the main focus in the portuguese enterprise market, Tiago is also committed to helping developing technical communities such as developer groups, startup incubators and higher education.
Timoteo Figueiro
Timóteo Figueiró has more than 20 years’ experience in
the Portuguese ICT market. Has joined IDC in 2010. Prior to this he worked as
journalist in different newspapers, like Diário Económico (main portuguese
financial newspaper) and Computerworld. He has a degree in History from the
FCSH-UNL.
As Research and Consulting Manager, Timóteo
Figueiró develops local market research and consulting. In this role, his main
objective is to gather information that helps CIO, IT managers and other senior
executives to make decisions about the investment on information technologies
and communications.
In conjunction with his research activities, Timóteo Figueiró also contributes
to consulting engagements in the form of customized strategic market planning
and go-to-market solutions.
Vanda Soeiro
25 years of experience in IT projects, management consulting and marketing intelligence for IT Service Providers.
Strong background in IT delivery, developed in well-known global consulting companies (vendor side) as well as in IT departments of large Portuguese companies (buyer side). Experience throughout the life cycle of technology-based solutions: planning, analysis, selection, development and implementation. In addition to pure IT projects, Vanda also has strong experience in management consulting, mainly in the area of business processes analysis and design.
Competencies in B2B marketing strategy and marketing intelligence, developed in various projects for IT service providers.
At IDC, Vanda is responsible for consulting projects for IT vendors including custom research, market analysis, marketing consulting.
Graduated in Statistics and Operational Research and MBA in Marketing.
Vasco Afonso
Tech passionate, who believes that Technology can change the world for the better, Vasco Afonso is a Business IT Leader and Claranet Executive Director with +20 years of experience helping businesses unleash their full potential through the use of Technology.
Agenda
08:30
Acreditação
- Registo
Check in
09:30
IDC FutureScape: Western Europe Digital Leader 2020 Predictions
- Technology — Which emerging technologies need to be incorporated into platforms to underpin the future enterprise?
- Leadership — How will the key stakeholders of the digital dream team execute on the road map?
- Value — How can organizations redefine value to incorporate not just financial metrics but also ecosystem and social impact elements, taking into account the ethical impact of technology on society?
Across all these areas, we will be looking at how decisions should be made for 2020 through the lens of the CEO. The objective is to ensure that we remove the traditional IT/business/digital debate once and for all.

Thomas Meyer
General Manager and Group Vice President, IDC Europe
Keynote Speaker
10:00
IDC FutureScape: Western Europe CIO Agenda 2020 Predictions

Marc Dowd
Principal, Client Advisory - Research and Consulting
Keynote Speaker
10:30
Digital & IT Markets in Portugal
Principais tendências e previsões para a evolução do investimento no mercado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Transformação Digital (DX) em Portugal.
Esta apresentação pretende dar resposta às seguintes questões:
- Quais as implicação das principais tendências tecnológicas globais no mercado português, quer ao nível da indústria das TIC, quer ao nível da Transformação Digital?
- Qual a dimensão dos vários segmentos de mercado, e quais os que apresentam maior potencial de crescimento?
- Como se distribui o investimento pelas várias áreas tecnológicas, e quais as que se destacam nos próximos 5 anos?

Gabriel Coimbra
Group Vice President and Country Manager, IDC
Keynote Speaker
11:00
Coffee-break
- Coffee-break
- Exhibition Area
- Networking
Demo Sessions
11:30

Experiências personalizadas em escala
Até 2022, a empatia entre as marcas e os clientes vai ajudar a impulsionar a colaboração e a co-inovação no âmbito do ecossistema de parceiros e concorrentes, o que conduz a um crescimento coletivo de 20% no valor da vida útil do cliente.
11:30 - Analista IDC:

Ornella Urso
Research Analyst, IDC
Moderador:

Bruno Castro
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
11:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Cristina Maia
Diretora de Marketing na Makro Portugal

Eduardo Correia de Matos
Director Customer Service na TAP Air Portugal

Sergio Magalhães
Diretor Canais Digitais no Millennium bcp

Gilda Granja Luis
Marketing, CRM & Loyalty Director no Pestana Hotel Group
12:30 - Transformation Partners Panel Discussion

Hugo Gonçalves
Head of Marketing & Inside Sales na Bizdirect

Marta Piedrafita
Enterprise Sales Director for Spain, Italy and Portugal na SAP

Pau Contreras
Vice President, Solution Engineering na Salesforce

Pedro Pinto Lourenço
Business Applications Director da Microsoft
Esta sessão terá como base o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Customer Experience 2020 Predictions”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
11:30

Novos modelos de trabalho e colaboração
Até 2021, as novas práticas de trabalho (FoW) vão permitir uma expansão da funcionalidade e da eficácia da força de trabalho digital em cerca de 35%, alimentando uma maior produtividade e inovação nas organizações.
11:30 - Analista IDC:

Roberta Bigliani
Vice President, Head of IDC Insights and IDC Future of Work Executive Lead - Europe
Moderador:

Jorge Costa Reis
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
11:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Inês de Castro
Talent & Development Leader na Worten

João Figueiredo
IT Director - Misericórdia Porto

Rui Mendes da Costa
Head of Learning and Training na Galp

Vergílio Rocha
Assessor do Conselho de Administração Executivo na EDP
12:30 - Transformation Partners Panel Discussion

António Maia
Workplace Design & Adoption Director na Claranet

João Duarte Fino
Large Enterprises Director na Xerox

João Oliveira Diniz
Senior Account Executive - Iberia na Kofax

Pedro Monteiro
Deputy Managing Director da Konica Minolta Portugal
Esta sessão terá como base os estudos “Future of Work: Strategies for the New Work Experience” & “IDC FutureScape: Worldwide Future of Work 2020 Predictions” , que serão disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
11:30

Infraestrutura digital resiliente e multi-cloud
Até 2022, 70% das empresas vão passar a integrar a gestão da cloud – nas suas clouds públicas e privadas – implementando tecnologias, ferramentas e processos unificados de gestão híbrido / multicloud.
11:30 - Analista IDC

Timóteo Figueiró
Research & Consulting Manager na IDC Portugal
11:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Fatima Santos
Direção de Infra-estruturas de TIC, eSPap

Manuel Domingues
Diretor Infraestrutura de TI no NOVOBANCO

Manuel Bento
CEO - Euronext Technologies

Paulo Gaspar
Chief Information Officer no Grupo Lusiaves

Pedro Enes
Cloud Architecture & Integration Competence Center Lead na EDP
12:30 - Transformation Partners Panel Discussion

Dennis Teixeira
Portugal Pointnext Services Sales Manager na HPE

Paulo Vieira
Sales Manager - Portugal na Palo Alto Networks

Tiago Sá
Customer Engineer da Google Cloud

Vasco Afonso
Head of Public Cloud and Claranet Executive Director
Esta sessão terá como base o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Enterprise Infrastructure 2020 Predictions”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
11:30

Inteligência Artificial, Big Data e Analytics
Até 2023, as empresas que procurarem monetizar os benefícios das novas tecnologias associadas à inteligência, vão investir mais de 265 biliões de dólares, a nível mundial, tornando a analítica de decisões de negócios ao nível da transformação digital e a IA uma ponte para a inovação digital.
Analista IDC:

Mark Dowd
Principal IDC Advisory, European Commission
Moderador:

Nuno Carvalho
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
11:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Francisco Nuno Rocha Gonçalves
Healthcare Technologies Management Director - LUZ SAÚDE

Gonçalo Marques Oliveira
Membro do IDC Council

Ricardo Gonçalves
Advanced Analytics Director no Fidelidade

Sofia Carvalho
Vice-Presidente do Conselho Diretivo | IRN - Instituto dos Registos e do Notariado
12:30 - Transformation Partners Panel Discussion

Mário Dourado
CTO na GSTEP

Manuel Gonçalves
Country Sales Director na TIBCO

Luis Gonçalves
Data Analytics & AI Associate Director, Noesis

Luis Pereira
Account Manager na MicroStrategy
Esta sessão terá como base os estudos “IDC FutureScape: Worldwide Data, Integration, and Analytics 2020 Predictions” & “Future of Intelligence: Insights at Scale“, que serão disponibilizados para todos os participantes.
Track Session
11:30

Segurança, Privacidade e Ética
Até 2023, 50% do G2000 deverá nomear um diretor de confiança com capacidades para assegurar esse conceito de confiança em áreas como a segurança, as finanças, os RH, o risco, as vendas, a produção e o departamento jurídico.
Analista IDC:

Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor, IDC
11:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

António Gameiro Marques
Diretor-geral, Gabinete Nacional de Segurança (GNS)

Miguel Jacinto
CISO, EuroBIC

Paulo Moniz
Director - Information Security and IT Risk na EDP - Energias de Portugal
12:30 - Transformation Partners Panel Discussion

André Rodrigues
Country SE Manager & CTO na CISCO

Jorge Alcobia
CEO na Multicert

José Manta
Major Account Manager na Palo Alto Networks

Nuno Santos
Senior Sales Manager – Public Sector and Telco na Oracle
Esta sessão terá como base o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Security and Trust 2020 Predictions”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
13:10
Almoço
- Buffet
- Exhibition Area
- Networking
Executive Lunches
- Almoço exclusivo com a presença de um analista IDC
Mais informações disponíveis brevemente.
Almoço
14:30

Operações ágeis e focadas nas necessidades do mercado
Até 2024, consequência de mudanças operacionais proativas, hipervelocidade e diferentes reações do mercado, as empresas suportadas em inteligência artificial (IA) vão ter capacidade de responder aos seus clientes, concorrentes, reguladores e parceiros 50% mais rápido do que a sua concorrência.
14:30 - Analista IDC:

Lorenzo Veronesi
Research Manager, EMEA
Moderador:

Pedro Borralho
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
14:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Benjamim Simões
COO na Cofidis Portugal

João Pimenta
CEO - Congelagos

João Viana
Head of Operational Excellence Department no Banco Santander Portugal

Pedro Vieira e Moreira
IT & innovation Director - Águas Porto

Ricardo Henriques
Business Enablement & Transformation (Deputy Director) na EDP Comercial
15:30 - Transformation Partners Panel Discussion

António Loureiro
Senior Manager na PRIMAVERA Consulting

Celestino Alves
Senior Sales Executive na IFS

José Mourarias
Administrador na Arquiconsult

Manuel Joaquim Costa
Director of Business Consulting na Everis
Esta sessão terá como base o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Intelligent ERP 2020 Predictions”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
14:30

Conectividade total de produtos e serviços com 5G e IoT
Até 2023, mais de 50% das novas infraestruturas de TI corporativas implementadas, vão abraçar o conceito edge, em vez de se optar pelos datacenters corporativos, crescendo claramente face aos atuais 10%; até 2024, o número de aplicações edge aumentará 800%.
14:30 - Analista IDC

Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor, IDC
14:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Patrícia Rebelo
Head of Efficiency na EDP

Paulo Nunes
CIO - EMEL

Sergio Trindade
IT Director / CIO - EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA
15:30 -Transformation Partners Panel Discussion

Antonio Reis Silva
Diretor de Marketing da Vodafone Portugal

Pedro Chaves
Senior Business Development Manager na SAS

Pedro Machado
Head of Corporate 5G&IOT Innovation na NOS

Tiago Gonçalves
CEO na Innowave
15:30 - IT Vendors Panel Discussion

Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor, IDC
Esta sessão terá como base o estudo “IDC FutureScape: Worldwide IoT 2020 Predictions”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
14:30

100% da Inovação será Digital
Até 2025, 80% dos líderes digitais vão planear e discriminar as medidas de valor do cliente final da sua participação no ecossistema da plataforma, incluindo uma estimativa dos efeitos do multiplicador de ecossistema.
Analista IDC:

Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor, IDC
14:30 - Apresentação & Moderação:

Bruno Castro
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
14:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Filipe Morla
Processes & Projects | Innovation, RPA, Functional Support & Integrations
MOTA ENGIL

João Dias
Chief Digital Officer no NOVO BANCO

João Dias
Administrador - AICEP

Miguel Sousa
Director SI Super Bock Group | Head of DX

Nuno Matos
Head of Digital, Transformation and Innovation - CTT - Correios de Portugal
15:30 - Transformation Partners Panel Discussion

Ana Rocha de Oliveira
Cloud Business Development Manager na Red Hat

Pedro Silva
Manager for Digital Transformation solutions na Unipartner

Sérgio Viana
Partner & Digital Xperience Lead na Xpand IT
Esta sessão terá como base o estudo “Executing Your Digital Innovation Strategy”, o qual será disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
14:30

Novos modelos de negócio com base em ecossistemas digitais
Até 2024, os líderes de 50% das organizações listadas no G2000 vão dominar já os desafios impostos por uma “cultura do futuro”, entre os quais se contam empatia, capacitação, inovação e focus no cliente – mas também nos dados – com o intuito de alcançar a liderança em escala.
14:30 – Analista IDC
14:45 – Client Panel Discussion
15:30 – IT Vendors Panel Discussion
14:30 - Analista IDC:

Roberta Bigliani
Vice President, Head of IDC Insights and IDC Future of Work Executive Lead - Europe
Moderador:

Nuno Carvalho
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
14:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Eduardo Caria
Diretor Geral no Seguro Direto

Henrique Martins
Presidente do Conselho de Administração - SPMS

Nuno Fórneas
Executive Board Member (CIO/COO) , Banco CTT

Paulo Mateus Pinto
CEO La Redoute Portugal
15:30 - Transformation Partners Panel Discussion

Bruno Tavares
CTO na Bold By Devoteam

João Cunha
Senior Sales Manager na Axians

Jorge Teixeira
CTO na Saphety

Marco Nigris
Managing Director - Fintech House

Miguel Moreira
Consultor da NOVA SBE
Esta sessão terá como base os estudos “IDC FutureScape: Worldwide Digital Business Models and Monetization 2020 Predictions” & “IDC Perspective: Business Models for the Future Enterprise“, que serão disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
14:30
Future of Sourcing
Orador e Moderador:

Jorge Costa Reis
Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive
14:45 - Transformation Leaders Panel Discussion

Adriano Serrano
CIO, The Navigator Company

Alexandra Reis
Chief Procurement Officer na TAP

César Pestana
Presidente do Conselho Diretivo da ESPAP

Jorge Baião
CIO no Crédito Agrícola

Luís Bernardes
IT Procurement Manager na Fidelidade
Esta sessão terá como base os estudos “The Future of Technology Sourcing and Procurement — Part 1: Eliminate Siloed Sourcing to Support Digital Transformation” , “The Future of Technology Sourcing and Procurement — Part 2: Administrative Focus Inhibits Strategic Involvement” & “The Future of Technology Sourcing and Procurement — Part 3: Addressing the Technology Sourcing Competency Gap” , que serão disponibilizado para todos os participantes.
Track Session
16:10
Coffee-break
- Coffee-break
- Exhibition Area
- Networking
Demo Sessions
16:40

A transformação em si não deve ser encarada como uma iniciativa “de cima para baixo” – para ter sucesso, ela depende da capacidade de cada organização promover uma cultura que compreenda uma meta muito clara e uma estratégia muito focada, claramente definida e abrangendo toda a organização.
Moderadora:

Marta Leite Castro
CEO & Fundadora do Projeto N360 | Business Stories | Apresentadora RTP Programa Network Negócios
Innovation Panel Discussion:

Cristina Vaz Tomé
Member of the Executive Committee | Chief Revenue Officer at Grupo Impresa

Isabel Ucha
CEO - Euronext

Madalena Tomé
CEO - SIBS | Best Digital Leader 2019

Teresa Rosas
Head of IT na Fidelidade | Presidente IDC Council
Innovation Panel
17:40
Closing
Porquê participar
O evento FutureScape da IDC, proporciona a visão e os insights necessários para a rápida transformação de cenário que está acontecer. Com mais de 10 sessões DX, abrangendo desde tecnologias transformadoras à transformação da indústria, iremos ajudá-lo a reduzir riscos, a aplicar inovação, acelerar o lançamento no mercado e a gerar resultados de negócio.

Conheça as principais tendências do mercado em Portugal e no Mundo

Networking junto dos principais decisores do setor

Acompanhe as melhores práticas através de estudos de caso e painéis debate

Inspire-se com os principais players da indústria e analistas da IDC

Obtenha uma compreensão mais clara dos desafios atuais e encontre as respetivas soluções

Desenvolva novos negócios e parcerias
Obtenha o seu acesso através da inscrição no programa intensivo “Transformação Digital Aplicada: do pensamento à ação” Powered by:
Parceiros
Quer ser parceiro deste evento?
Não perca IDC FutureScapes 2020
LOCALIZAÇÃO
CONTEÚDO RELACIONADO

Artigo de Opinião
The Future Enterprise
A SEGUNDA FASE DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

E-Book Gratuito
THE FUTURE IS 5G

55 Years | 1100 Analysts | 110 Countries

Obtenha o seu acesso através da inscrição no programa intensivo “Transformação Digital Aplicada: do pensamento à ação”